Os Feras representou a cultura popular maranhense no Carnaval das Culturas do Mundo no Rio de Janeiro

Entre os dias 27 e 30 de setembro, a cultura popular maranhense estava muito bem representada pelo Bloco Tradicional “Os Feras” na 7ª edição Carnaval das Culturas do Mundo: um resgate da Diversidade Cultural, que foi realizado nos Arcos da Lapa e em Copacabana, Rio de Janeiro.

“Os Feras” apresentou o espetáculo: “São Luís 400 toques D’os Feras”, levando no repertório samba-temas de compositores maranhenses, como: Luzian Filho, Josias Filho, Luís Bulcão, Zé Pereira Godão, Ribão, Luís Barreto, Nosli, Gerude, Ubiratan Souza, Wallace Godinho, Gersinho Silva, Jovah França, Wilson Bozzó, Gigi Moreira, Daffé, entre outros.
Ao todo, 35 percussionistas músicos e ritmistas levaram um pouco do espetáculo de brilhos, ritmos e cores da cultura popular, mostrando para todos a singular manifestação genuinamente maranhense, que encontra-se candidata ao registro de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

“Foi com muita honra e alegria que a família “Os Feras” recebeu esta missão de representar o Estado e a manifestação Bloco Tradicional neste evento que é uma festa da cultura brasileira. Prestamos uma grande homenagem à nossa querida cidade, que este ano comemorou 400 anos de fundação”, enfatiza o presidente do Bloco, Paulo Salaia.

Pra Fazer Cultura - O evento é uma promoção da Pra Fazer Cultura (Prafac), uma OSCIP cuja responsabilidade é promover a integração, o aprimoramento e o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, sob todas as suas formas, realizando, através do fomento, ações que contribuam para manter viva a memória cultural, popular, relacionada com os usos, costumes e tradições

Pelo setimo ano consecutivo, o Prafac reúniu na cidade do Rio de Janeiro representantes das prinicipais expressões artístico-culturais de todas as regiões do país. E, durante quatro dias realizou shows gratuitos, contribuindo para a construção de um intercâmbio e acesso à produção cultural dos Estados brasileiros.

O “Carnaval das Culturas do Mundo: é um resgate da Diversidade Cultural” que já existe há dezessete anos na Alemanha, reunindo cerca de um milhão de pessoas nas ruas de Berlim. Assim, o Prafac, com muita criatividade e sensatez, adaptou o evento à realidade do Brasil, transformando essa versão tupiniquim em um projeto social que vem, pouco a pouco, conquistando o público, as autoridades das áreas de cultura, turismo e educação, e a classe artística.

É um evento que tem como proposta divulgar todas as manifestações e expressões artísticas de outras regiões, a produção cultural, resgate das tradições, da música, canto, dança, artes plásticas, gastronomia, artesanato, pontos turísticos, e trazendo maior visibilidade e consequentemente a geração de trabalho e renda para todos os envolvidos, em setores promissores como turismo, cultura e entretenimento. Além dos shows de palco, uma feira de exposições, oficinas, troca de saberes e um grande Desfile Multicultural. Mais informações pelo site: www.carnavaldasculturas.org